Segunda vacina começa a ser testada em humanos nos EUA



A empresa americana de biotecnologia INOVIO Pharmaceuticals, financiada por organizações sem fins lucrativos, como a Fundação Bill & Melinda Gates, anunciou nesta terça-feira (6 abril), que vai iniciar, esta semana, testes de uma possível vacina em pessoas saudáveis. Chamada INO-4800, a vacina é a segunda a ser testada em humanos nos Estados Unidos. Em março deste ano, a empresa de biotecnologia Moderna foi a primeira a iniciar testes com pessoas de uma vacina experimental.

A autorização para realização dos testes em seres humanos foi concedida pela U.S. Food and Drug Administration.

A primeira fase dos testes da nova vacina será realizada com 40 voluntários, adultos saudáveis. Cada participante receberá duas doses de INO-4800 com quatro semanas de intervalo, e as respostas imunes iniciais e os dados de segurança do estudo são esperados até setembro.

O Dr. J. Joseph Kim, Presidente e CEO do INOVIO, disse: "Este é um passo significativo na luta global contra o COVID-19. Sem uma nova vacina segura e eficaz, a pandemia do COVID-19 provavelmente continuará ameaçando vidas. Nossa equipe dedicada de funcionários, parceiros e financiadores foi mobilizada desde que a sequência genética do vírus se tornou disponível no início de janeiro e continua trabalhando 24 horas por dia para garantir que estamos avançando rapidamente o INO-4800 por meio deste estudo de fase 1 em direção a testes de eficácia planejados ".

Richard Hatchett, CEO da Coalizão de Inovações em Preparação para Epidemias (CEPI), disse: "Esse desenvolvimento é um importante passo à frente na busca mundial de uma vacina COVID-19. A produção de uma vacina COVID-19 nos próximos 12 a 18 meses não é apenas um desafio científico; também exigirá novos níveis de colaboração e investimento na indústria e no governo. Ainda há um longo caminho pela frente antes de termos uma vacina segura, eficaz e acessível globalmente pronta para uso mais amplo, mas hoje alcançamos um marco importante nessa jornada ".

Clique aqui para ler a íntegra da matéria



Fontes: Revista Exame e Site da empresa INOVIO

Foto: Nenovbrothers

21 visualizações