Não compartilhe fake news



O Ministério da Saúde está disponibilizando um número de WhatsApp para identificar, com a ajuda da população, as fake news sobre a COVID-19 que circulam nas redes sociais e, assim, desmascarar tais notícias falsas e certificar as verdadeiras.

Se você recebeu mensagem, áudio ou vídeo sobre a COVID-19, mas quer ter certeza de que a informação é verdadeira antes de compartilhar com seus amigos, envie a mensagem para este número: (61) 99289-4640. As informações serão verificadas por profissionais de saúde.

“As notícias falsas, ou fake news, como estão sendo mais conhecidas, são uma praga da modernidade. Vêm sendo usadas de toda forma para manipular, enganar, iludir, prejudicar. No caso da saúde, é muito mais grave, porque a notícia falsa mata. Então, o novo canal do Ministério da Saúde chega para servir como uma nova e poderosa camada de segurança na informação sobre saúde pública, com a vantagem de ter sido criada especificamente para o WhatsApp, que é o principal veículo de transmissão das notícias falsas”, explica o diretor de Comunicação Social do Ministério da Saúde, Ugo Braga.

As notícias que já foram analisadas pela equipe estão disponíveis. Clique aqui para ver


É importante lembrar que o canal é exclusivo para o recebimento de fake news e não deve ser utilizado como serviço de atendimento ao cidadão. Informações sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) devem ser direcionadas à Ouvidoria Geral do SUS, no número 136, ou às secretarias municipais e estaduais de saúde.

Fonte: Ministério da Saúde

Foto: Kaboompics de Pexels


0 visualização