Medidas de proteção para ir ao mercado.

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em pandemia, indica medidas de proteção ao sair de casa.
No supermercado:
- Nunca fique a menos de um metro de outra pessoa.
- Considere que a sua mão está sempre suja. Nunca leve as mãos à boca, aos olhos, ao nariz ou aos cabelos.
- Pague suas compras com cartão. Nunca aceite moedas e muito menos notas de papel até depois da pandemia.
No carro:
- Guarde álcool em gel e álcool líquido 70% e um rolo de papel-toalha no carro.
- Coloque as compras no porta-malas e, em seguida, abra a porta do carro e passe álcool em gel nas mãos (ainda fora do veículo).
- Molhe uma folha de papel-toalha com álcool líquido 70% e passe: no volante, no freio de mão, na alavanca da marcha, na maçaneta interna da porta, nos controles dos vidros e nos controles do rádio.
- Não faça a desinfecção do carro por fora. Considere sempre que o veículo possa estar contaminado.
- Feche a porta e desfrute a viagem.
Higienizando os alimentos:
- Higienize sempre os alimentos ao chegar em casa.
- Mergulhe as verduras e frutas em uma solução com água sanitária diluída em água (siga as instruções do rótulo) por 15 minutos e depois enxágue com bastante água corrente. A proporção básica da solução é de 1 litro de água para 1 a 2 colheres de sopa de sanitária. Mas atenção: fique atento ao rótulo, pois alguns destes produtos não podem ser usados em alimentos.
- Passe álcool 70% nas embalagens de alimentos que serão armazenadas.
- Higienize também os produtos não comestíveis. Limpe-os com álcool 70% ou deixe-os ao sol por pelo menos 2 horas.
Ao chegar em casa:
- Sempre que chegar em casa: tire os sapatos, troque de roupa, lave as mãos e os braços (até o cotovelo).
- É fundamental ter uma “roupa de rua”. Guarde-a sempre no mesmo lugar e só volte a vesti-la imediatamente antes de sair. Não transite em casa com ela.
Limpeza da casa:
- Passe álcool 70% uma vez por dia em: torneiras, maçanetas, chaves de carro, controles, celulares e tablets, notebooks, teclados e mouses. Obs.: em aparelhos eletrônicos e seus acessórios, o ideal é o uso de álcool isopropílico.
Em caso de dúvida: lave sempre as mãos!
A melhor maneira de combater epidemias é com o engajamento da comunidade. Cuide de você para cuidar de todos!
Fonte: UFSC