Home office: aprenda a organizar a rotina de trabalho em casa



Abaixo, listamos sete dicas para coordenar seus dias de trabalho dentro de casa:

Vista-se para o trabalho

Em dias quentes, shorts e pés descalços até estão liberados – e são, afinal de contas, um dos prazeres de quem trabalha em casa –, mas é essencial trocar de roupa após acordar, mantendo o mesmo processo de quem se arruma para ir ao escritório. Além disso, respeitar o ritual de “chegar” ao trabalho ajuda a alertar a mente sobre o início do expediente.

Vestir algo adequado também é importante para a possibilidade de participar de videoconferências, recurso comum entre muitas empresas durante o isolamento. “Tem que ser uma roupa profissional sim, para mostrar ao cérebro quando é hora de trabalhar e quando é hora do lazer”, defende Felipe Samy, COO da plataforma Gofind. “Trabalhar de pijama sentado na cama não existe.”

Organize sua mesa antes de começar

Embora algumas pausas sejam necessárias, evite levantar com frequência para não se distrair tanto e interromper o fluxo de trabalho. Nessas horas, deixar tudo pronto antes de iniciar o expediente é ideal. Encha a garrafa d’água, deixe o álcool gel em cima da mesa e mantenha canetas, papéis e outros materiais sempre próximos ao local de trabalho. “Deixar tudo na mão e o espaço de trabalho organizado ajuda a não desviar a atenção”, opina Fernanda Pollo Leite, que trabalha em uma multinacional. “Então deixo tudo pronto, com água e lanches preparados, e sento para trabalhar.”

Tenha uma cadeira confortável

Assim como trocar de roupa ajuda a “avisar” o corpo e a mente que a hora de trabalhar está próxima, ter um ambiente confortável também é recomendável. Após definir um espaço fixo para os dias de trabalho e deixar a mesa arrumada, escolha uma cadeira acolchoada e ergonômica, pois é nela que você vai ficar por pelo menos oito horas diárias. Felipe Samy usa um modelo popular entre os gamers, revestido em couro, com rodinhas, almofada na região da nuca e regulagem de altura no encosto e braços.

Monte um cronograma e preste atenção aos horários

Os horários em que cada pessoa se sente mais disposta e produtiva podem variar. Se tiver essa liberdade, separe as tarefas mais complexas para o período em que estiver mais concentrado e descansado. A estratégia é uma maneira de aproveitar o tempo e energia que seriam gastos no trânsito e na agitação do transporte público. “Quando vou ao escritório, tenho uma hora de deslocamento e chego às 9h, então costumo começar o home office um pouco antes disso”, sugere Fernanda.

Mariana Thomaz, que trabalha na área de marketing com a SenseData, observa que o tempo de expediente pode se estender pela comodidade de estar em casa. “Eu tento trabalhar certinho das 9h às 18h, mas o pessoal que está fazendo home office pela primeira vez já deve estar percebendo que você acaba começando antes e terminando depois”, alerta.

“O principal é criar uma agenda, definir o que você vai fazer naquele dia, quais atividades são mais importantes e conhecer seu horário mais produtivo, de manhã ou à tarde.”

Controle as refeições

Cumprir o horário em que normalmente sairia para almoçar ajuda a preservar a sensação de rotina. Além do almoço, planeje com antecedência o que irá comer no dia, do café da manhã aos lanchinhos, para resistir à tentação de abrir a geladeira toda vez que for levantar para uma pausa ou para ir ao banheiro – a facilidade de ir à cozinha para pegar um doce, acredite, nunca vai passar despercebida na vida de quem trabalha em casa. Outra dica: confira aplicativos que ajudam a monitorar a alimentação e dão dicas para cuidar da saúde física e mental.

Dedique tempo para descansos e lazer

Ao terminar uma tarefa, presenteie-se com algum descanso ou distração. “Qualquer coisa que recompense aquele término da atividade”, explica Marcio Eduardo. “Eu tomo um cafezinho, brinco com o cachorro e cinco minutos depois retomo o trabalho.” Fora do expediente, tente fazer exercícios físicos e se distrair com lazeres pessoais. “É preciso manter o corpo em atividade também”, observa Felipe Samy.

Fique conectado

Manter contato com os colegas de trabalho, ainda mais durante uma pandemia mundial, diminui a sensação de isolamento. Na falta de uma pausa para conversar no café da firma, mande mensagem para trocar ideias ou simplesmente perguntar como foi o almoço e que horas pretendem encerrar o expediente.

Fonte: Revista Veja

Foto: BartekSzewczyk de Getty Images Pro

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